Bairro da Juventude dá início a 25ª SIPAT

Há 25 anos o Bairro da Juventude realiza para os jovens do Centro de Educação Profissional a Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho (SIPAT). A XXV SIPAT na entidade começou na manhã desta segunda-feira, dia 24, de forma diferenciada, com uma conexão entre os participantes e algumas empresas da região. Ao longo da semana os 573 jovens dos cursos de Cozinheiro Industrial, Eletroeletrônica, Mecânica de Automóveis, Mecânica Geral, Padeiro e Confeiteiro e Programador de Computador vão passar por diversas palestras e encontros focados na saúde e na prevenção dentro das empresas.


Estiveram participando da conexão para o mercado de trabalho empresas como a Engel, Farben, Usipe, Canguru Embalagens, Carbonífera Catarinense, Plasson, Imbralit, Gabriela Revestimentos Cerâmicos, além da Unesc com a divulgação do Programa Universidade Gratuita e a Prefeitura Municipal de Criciúma com a Central do Emprego com orientações sobre a confecção da carteira de trabalho. 


“Esta é a minha quarta SIPAT no Bairro, curso mecânica geral na instituição. Gostei muito da forma como começou esta edição, pois foi um momento importante de troca entre as empresas e nós, que estamos começando no mercado de trabalho”, salientou Davi Resende, de 17 anos de idade. 


Ao longo da semana os jovens ainda vão participar de palestras sobre primeiros socorros, educação no trânsito, segurança digital, respeito às diversidades, medicina com as doenças desenvolvidas no trabalho, além de uma palestra sobre superação.


“A SIPAT é um movimento que as empresas já costumam fazer dentro de suas organizações, então o Bairro aproveita para já ir apresentando e habituando os jovens. O foco das palestras é a segurança e de forma geral a saúde do trabalhador”, concluiu Marcelo dos Santos, coordenador de educação da instituição.