A iniciativa é da UNESCO em cooperação com o Instituto Nelson Willians (INW).
O Bairro da Juventude foi contemplado e agora faz parte da rede de multiplicação do Projeto Cidadaniar, uma iniciativa da UNESCO em cooperação com o Instituto Nelson Willians (INW).
A instituição está desenvolvendo atividades de formação, diálogo e mobilização com 80 jovens dos cursos de mecânica automotiva e eletroeletrônica, até o final de 2025, contribuindo para ampliar o alcance e o impacto dos princípios que orientam projeto.
A iniciativa tem o objetivo da promoção dos direitos humanos, da participação social e da cultura da legalidade em todo o Brasil. No primeiro semestre de 2025, foram lançados os Guias Cidadaniar, materiais formativos que abordam temas fundamentais para a cidadania, tais como: Participação Social e Juventudes; Direitos Humanos e Democracia; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Justiça Social; Cultura da Legalidade e Cidadania; e Diversidades, Equidade e Inclusão.
Após um ciclo de formação que reuniu mais de 50 organizações de diferentes estados brasileiros ao longo de quatro semanas, o projeto iniciou em outubro uma nova etapa, na qual as organizações selecionadas são responsáveis por multiplicar os conteúdos dos guias junto aos públicos que atendem, fortalecendo práticas de educação para a cidadania e transformação social em seus territórios.
Notícias do projeto
Parceiros
Notícias do bairro
Evento aconteceu em Natal e é reconhecido como o principal encontro nacional voltado aos Ecossistemas Locais de Inovação
O Bairro da Juventude está na lista das 100 pela quinta vez. O reconhecimento já ocorreu em 2017, 2020, 2023 e 2024.
A temática desse ano foi “Sabores da Nossa Terra: Milho e Mandioca”.
A iniciativa, que já existe há 13 anos, contribui diretamente com os trabalhos do Bairro da Juventude.
(48) 3403-2700
R. Cônego Aníbal Maria Di Francia, 1483 -
Pinheirinho , Criciúma - SC, 88804-360
Horário de atendimento: 8h às 17h
