Bairro da Juventude realiza contação de história sobre o Maio Laranja

O Bairro da Juventude, por meio do Centro Integrado de Assistência Social e Saúde (CIASS), iniciou na tarde desta sexta-feira, dia 17, um ciclo de contação de história focados na campanha Maio Laranja, que visa a conscientização, prevenção e o combate ao abuso sexual infantil. A iniciativa vai ser realizada para todas as crianças e adolescentes da instituição com idades de 8 a 11 anos.  Neste sábado, 18 de maio, é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil no Brasil. 


A contação de história foi realizada pela pedagoga e bibliotecária Renata Chiminski e pelo psicólogo Rafael Colomboutilizando uma linguagem lúdica, partindo dos Livros 'Bailarinas também choram' e 'Heróis também sofrem'. “O objetivo principal é criar um ambiente de proteção e segurança para as crianças, onde elas possam se sentir à vontade para relatar qualquer situação de abuso e receber o suporte necessário para lidar com essas questões”, revelou o psicólogo. 


O Maio Laranja visa incentivar a sociedade a quebrar o silêncio em torno do abuso sexual infantil e promover uma cultura de denúncia e proteção das vítimas. A cor laranja foi escolhida como símbolo da campanha por representar energia, entusiasmo e vitalidade, buscando transmitir uma mensagem de esperança e mobilização para proteger as crianças e adolescentes.  


“É importante ressaltar que o Bairro desenvolve diariamente atividades que promovem a garantia de direitos e no mês de maio são intensificadas as ações que visam o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Todas as faixas etárias serão contempladas. O primeiro encontro foi realizado em dois momentos, primeiro para as meninas e depois para os meninos. Na próxima semana os encontros seguem”, completou Daiane Bento, coordenadora do CIASS.