Bairro da Juventude recebe aporte do Instituto Nelson Wilians

O Instituto Nelson Wilians (INW) divulgou os resultados de seu Edital 2025, que selecionou seis organizações para receber apoio metodológico e financeiro a partir de fevereiro de 2025. Entre as instituições contempladas, o Bairro das Juventudes é a única entidade de Santa Catarina que receberá um aporte de R$ 60 mil para potencializar seu impacto social por meio de iniciativas de educação para a cidadania e fortalecimento da cultura da legalidade.


Dentre os programas oferecidos nesse contexto está o Compartilhando Direito, uma tecnologia social desenvolvida pelo INW que visa promover a educação para a cidadania para juventudes e pessoas em vulnerabilidade. Sua metodologia estimula seus beneficiários a se reconhecerem como cidadãos portadores de direitos, promovendo o engajamento local na transformação do território.


O edital também reforça o compromisso do INW com a governança e a transparência dessas organizações. Sua mecânica estabelece regras claras para a utilização dos recursos, incluindo verbas carimbadas destinadas à capacitação de educadores sociais e atividades pedagógicas. Todos os aportes são monitorados por meio de um processo minucioso de prestação de contas.


Sobre o Instituto:

Fundado em 2017, o Instituto Nelson Wilians (INW) é uma organização social, sem fins lucrativos, que atua pela democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades sociais com foco em juventudes e pessoas em vulnerabilidade social. Com ênfase em iniciativas de educação para a cidadania, o INW promove a cultura da legalidade para que todas as pessoas possam conhecer seus direitos, responsabilidades e como acessar a justiça por meio de leis e instituições.


As instituições contempladas foram: Bairro das Juventudes dos Padres Rogacionistas – Criciúma (SC) UNIBES – São Paulo (SP) Reino da Garotada de Poá – Poá (SP) CHDOR – Santa Rita (PB) Fundação La Salle – unidades em Ananindeua (PA) e Lucas do Rio Verde (MT) Instituto Pensando Bem – Fortaleza (CE)