
Em ano que o Bairro da Juventude completa 70 anos de fundação, o projeto Geração de Talentos se encaminha para sua sétima edição. Desde 2013, a ação que incentiva a cultura, por meio das orquestras de Cordas e Metais, oficinas de Violão e Canto Coral, é apoiada pela Secretaria Especial da Cultura. A parceria com o Governo Federal tem como objetivo inserir crianças e adolescentes dos 7 aos 14 anos no cenário da música.
No entanto, esse é apenas um dos pilares que sustentam o projeto. Segundo a professora do Canto Coral Julia Dias, além das aulas de técnicas vocais outros conceitos são abordados. "A gente trabalha a questão da união, do respeito. O nosso foco principal é fazer as crianças e adolescentes se sentirem acolhidos dentro do grupo e desenvolverem a autoestima".
Foi isso que aconteceu com a adolescente Emili da Silva, de 13 anos. Ao ingressar no grupo, em 2013, se sentiu acolhida e não se enxerga mais sem as aulas. "A cada aula percebia que eu estava cantando melhor e também notei que estava socializando mais com as pessoas. A partir desse momento não quis mais sair”.