Projeto GerAção de Talentos se prepara para apresentações

O Projeto GerAção de Talentos do Bairro da Juventude, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura através do Ministério da Cultura do Governo Federal, se prepara para realizar 10 apresentações culturais no próximo semestre. Os ensaios já começaram para as 288 crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos de idade, que participam das aulas de orquestra de cordas, orquestra de sopro, violão e canto coral. Eles se preparam diariamente na instituição para realizar as apresentações inspiradas nas obras de Heitor Villa-Lobos, cancioneiro infantil, compositor e maestro brasileiro. O repertório das apresentações será composto pelas conhecidas cantigas.


“Trabalhar com as crianças utilizando a obra de Heitor Villa-Lobos é uma oportunidade única de introduzi-las ao universo da música brasileira de forma lúdica e educativa. O legado musical do compositor oferece um vasto repertório que possibilita às crianças explorar ritmos, melodias e instrumentos típicos do Brasil, enriquecendo sua bagagem cultural e musical. Estamos preparando os arranjos, que é o início de uma produção musical. É no arranjo que elaboramos e colocamos cada instrumento no seu lugar, para que a música possa sair perfeita”, explicou o produtor musical do Bairro, Rodrigo de la Torre.


As aulas acontecem na entidade de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Além das atividades musicais, as crianças e adolescentes recebem alimentação balanceada e apoio pedagógico. “Começamos a ensaiar as músicas que vão compor o repertório e os alunos estão bem entusiasmados com tudo que estão aprendendo e colocando em prática”, contou o maestro da orquestra de cordas, Gabriel Trintin. “Está sendo muito legal poder conhecer a história de Villa-Lobos e aprender as canções que vão fazer parte das apresentações”, completou Kayson Henrique, adolescente participante do projeto.

O Projeto GerAção de Talentos já acontece há 11 anos no Bairro da Juventude com o objetivo de democratizar o acesso à música instrumental erudita para o público em geral. “Vamos realizar 10 apresentações musicais culturais fundamentadas na obra de Heitor Villa-Lobos. Este é o compositor sul- americano mais conhecido de todos os tempos. Ele escreveu numerosas obras orquestrais, de câmara, instrumentais e vocais, totalizando mais de 2 mil obras”, finalizou Otavio Nunes Neto, coordenador do projeto.