Bairro da Juventude apresenta projeto ‘Educação e Sustentabilidade’

Foi apresentado na manhã desta sexta-feira, dia 2, o novo projeto do Bairro da Juventude denominado ‘Educação e Sustentabilidade’. A iniciativa é possível visto que a entidade foi contemplada pelo Fundo Social da Sicredi Sul SC. O projeto visa capacitar e empoderar 25 adolescentes para que eles possam disseminar as práticas de sustentabilidade para as demais 1,6 mil crianças, adolescentes e jovens atendidos pela entidade, contribuindo assim com práticas sustentáveis dentro da organização. A nova proposta ressalta uma das áreas de atuação do Bairro da Juventude, que é a Inovação, Criatividade e Sustentabilidade.

A criação e implementação de coletores de resíduos distribuídos na instituição, oficinas criativas, estudos de campo, análises e debates sobre problemas ambientais e estudos sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas propostas pela Agenda 2030 estão previstos no projeto.

Estiveram presentes no lançamento o presidente da Sicredi Sul SC, Aloísio Westrup, o vice-presidente do Sicredi Sul SC e secretário do conselho deliberativo do Bairro da Juventude, José Altair Back, a assessora de Programas Sociais da Sicredi Sul SC, Rafaela Trombin, o presidente do conselho deliberativo da instituição, Manfredo Guedes Pereira Gouvêa Júnior, a diretora executiva do Bairro, Sílvia Regina Luciano Zanette, o diretor técnico e de projetos do Bairro, Anézio Luiz de Souza, o coordenador de projetos da entidade, Neto Nunes, além de profissionais e jovens do Bairro.

“O Bairro exala amor, exala compromisso, exala vontade de fazer e fazer cada vez mais e bem feito. O Bairro não é uma vontade de um grupo de pessoas, é de todos. Vocês que estão selecionados nessa sala para participarem do projeto devem estudar e depois passar os ensinamentos para os colegas, se todo mundo fizer a sua parte o resultado vai ser bacana, então aproveitem a oportunidade", disse Manfredo aos adolescentes presentes.

O Fundo Social é composto por parte dos resultados gerados pela cooperativa no ano anterior conforme previsto no Estatuto Social da Sicredi Sul SC. A iniciativa objetiva apoiar a realização de projetos de entidades associadas de toda a região nas mais diversas áreas. Em 2024 a Sicredi Sul SC recebeu 168 inscrições e aprovou 132 projetos. No ano passado foram 90 aprovados.

“As entidades nos ajudam a fazer este trabalho, nós lá na cooperativa não teríamos condições de fazer esses projetos sociais sozinhos. Nós temos recursos, que foram destinados pelos associados, mas precisamos do trabalho de cada um para cumprirmos com os princípios do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade que o associado vive”, reforçou Westrup.

O evento contou ainda com uma apresentação do Coral Vozes de Esperança, com seu repertório de músicas brasileiras.