Bairro da Juventude: Há 75 anos promovendo a transformação real
A instituição completa 75 anos de fundação neste domingo, 1º de setembro.
Em 1º de setembro de 1949, em um cenário ainda despovoado, após três casas serem construídas no bairro Pinheirinho, se deu início a SCAN (Sociedade Criciumense de Auxílio aos Necessitados). Por uma iniciativa do Rotary Clube, e nascendo de uma necessidade de atendimento às crianças, em situação de risco, a SCAN prestava atendimento apenas a meninos no sistema de internato. Já na década de 50, os padres rogacionistas passam a administrar a Instituição.
“Quando os padres italianos assumiram a gestão, vindos de um pós-guerra, na Itália já existiam trabalhos sociais que prestavam atendimentos para meninos. E estes locais eram chamados de Villaggio del Fanciullo, que numa tradução rápida, os religiosos deram o nome de Bairro da Juventude”, cita a diretora-executiva da Instituição, Silvia Regina Luciano Zanette.
A entidade continuou funcionando como internato até o ano de 1975, período este em que os padres entregaram a gestão da Instituição para 25 Entidades e Clubes de Serviço. “A partir deste novo formato foi eleito o primeiro Conselho Deliberativo. Este modelo segue sendo o utilizado para administrar o Bairro da Juventude até os dias atuais. Ao longo de nossa história, mantivemos a constância no propósito de atender crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”, revela Silvia.
Neste domingo, 1º de setembro, o Bairro da Juventude está completando 75 anos de fundação. Atualmente a entidade atende no período diurno 1,6 mil estudantes, vindos de 89 bairros do município de Criciúma e região. Na entidade eles têm à disposição ensino infantil e fundamental, profissionalização, transporte gratuito, alimentação, ambulatório com médico pediatra, atendente de ambulatório e dentista, atendimento com psicólogas e assistentes sociais, espaço cultural, atividades de esporte, lazer e cultura, Centro Multiuso e um moderno e amplo Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (CLIC). ?Já no período noturno, a Instituição oferece atendimento a jovens e adultos em cursos de qualificação e requalificação profissional, além de disponibilizar um núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A missão do Bairro da Juventude busca promover, por meio da educação e assistência social, a garantia de direitos para crianças, adolescentes e jovens. “Nós apresentamos e mediamos os direitos das pessoas, auxiliando no alcance da autonomia e bem-estar. Temos métodos e estratégias pontuais que projetam e acompanham trajetórias de vida, respeitando a diversidade e fortalecendo a sinergia social”, avalia Sílvia.
E pelo importante papel desempenhado e transparência em suas ações, a entidade conquistou o reconhecimento da sociedade e de diversas organizações, com repercussão nos níveis regional, estadual e nacional, ao receber prêmios como: Prêmio “Itaú Unicef” (2006 e 2017), Prêmio “Amil de Combate à Obesidade Infantil” (2015), 100 Melhores ONGs do Brasil (2017, 2020 e 2023), Melhor ONG da região SUL do Brasil (2020), Selo Doar Ambev (2020), Certificação Internacional Phomenta pelas boas práticas de transparência e gestão (2021), Prêmio Melhores Ongs (2023) e Prêmio ODS Santa Catarina (2023).
“Ano passado fomos reconhecidos mais uma vez entre as 100 Melhores Ongs do Brasil e pela primeira vez levamos o Prêmio ODS Santa Catarina, um reconhecimento dado às ações desenvolvidas pelos Signatários do Movimento ODS e que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade. Todo o reconhecimento obtido contribui com o planejamento das ações futuras, bem como nos motiva a buscar novos objetivos e obter resultados ainda mais impactantes”, observa o diretor de projetos, Nei de Souza.
A partir do crescimento da Instituição muitos foram os processos que ajudaram a construir a história do Bairro da Juventude. “Sempre buscamos caminhos para realizar nossos projetos, independente do momento ao qual estamos inseridos, pois nossa missão sempre foi clara”, analisa a diretora.
E é por entender seu propósito que a Organização consegue impactar e mudar a realidade de muitas crianças. O chefe de padaria Luiz Felipe Vargas sabe bem o que é ter a vida transformada pelas oportunidades oferecidas pelo Bairro. “Aos quatro anos comecei a frequentar a Instituição. Minha infância foi muito difícil, marcada inclusive pela fome. Lembro que muitas vezes fui dormir sem poder me alimentar direito. No Bairro eu encontrava o que precisava e foi na Instituição que eu me encontrei. Sabia que era o melhor lugar para mim. Hoje tenho minha família, meu filho, minha profissão. Sou a mudança, a diferença e um vencedor”, conta emocionado Vargas.
Três grandes áreas de atuação
E para marcar os 75 anos, a Instituição desenvolveu uma nova narrativa visual e um ajuste técnico no logotipo que ajuda a mostrar para o público que a entidade é uma organização social sem fins lucrativos que atua em três grandes áreas: “Educação Integral”, “Assistência Social e Saúde” e a “Inovação, Criatividade e Sustentabilidade”. “Para marcar esta nova fase, lançamos o movimento ‘Somos a Transformação Real’, mostrando que o Bairro é realidade, é uma organização com números expressivos que marca a história de nossos 75 anos, conclui a coordenadora geral da Instituição, Lilian De Bettio de Menezes.