Talento do Xadrez, Clara Dias conquista bronze no Sul-Americano

Concentração, foco e determinação são características que marcam a recente história da adolescente do Bairro da Juventude, Clara Dias, 14 anos. A jovem, destaque e atleta do xadrez representou o Brasil e conquistou o terceiro lugar nos Jogos Escolares Sul- Americano que aconteceram, no início do mês, no Paraguai.

A menina frequenta a Instituição desde os sete anos e conheceu a modalidade, aos nove, através da do Projeto Esporte e Lazer que além do xadrez contempla as atividades de futebol, futsal, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei e jiu-jitsu. Além dessa competição, Clara já havia se destacado nos Jogos Escolares Brasileiros (JESB), onde ganhou um ouro e duas pratas. A partir desse campeonato, ela garantiu sua vaga para o Sul-Americano e, em 2023, para o Campeonato Mundial que acontece no Brasil. “O xadrez é um jogo dinâmico de muito aprendizado e ensina o atleta a ganhar e perder, pois até mesmo numa derrota é possível tirar bons ensinamentos”, revela Clara. 



Além de suas aulas no Projeto Esporte e Lazer onde tem o apoio do professor Karlus Valga, Clara também é atleta da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME) e seus treinos são supervisionados pelo técnico Claudionor Pirola. 

“Incentivamos muito a Clara, mas também cuidamos para ela ter seus momentos de diversão e focar em outras atividades. Final de semana, o xadrez é proibido dentro de casa”, brinca a mãe da menina, Patrícia de Jesus Dias.

E quem pensa que o talento de Clara se resume ao xadrez está enganado. “Quero muito fazer estudar na Universidade de Havard em algum curso da área de exatas, pois amo matemática”, conta. 

Em janeiro de 2023, a menina já tem outras duas competições no xadrez: o Floripa Open e o Criciúma Chess Open. “Ela é muito concentrada e sabemos o quanto ela gosta do xadrez. Esperamos que ela chegue onde ela desejar”, diz a mãe.