Bairro inaugura Memorial da Sustentabilidade

No coração do Bairro da Juventude, onde sonhos se constroem com as mãos e o futuro se planta com esperança, nasce um novo marco: o Memorial da Sustentabilidade. A inauguração aconteceu nesta quinta-feira, dia 25, data em que se celebra o Dia Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A cerimônia contou com a presença de educadores, estudantes e parceiros, todos reunidos em torno de um marco que celebra a educação, a memória e o compromisso com um futuro mais justo e sustentável.

A obra, localizada nas dependências do Bairro da Juventude, é uma árvore artística composta por elementos carregados de significado. “Construímos a base com tijolos resgatados das antigas oficinas dos cursos profissionalizantes da instituição. O tronco, feito de ferro e soldado pelos adolescentes do Bairro, material resistente, reutilizável e duradouro mostrando a eficiência no uso de recursos, princípios centrais da sustentabilidade”, contou o facilitador de tecnologias inovadoras e criativas do Bairro, Macsuel De Bona.

As folhas coloridas foram confeccionadas por crianças e adolescentes na atividade de cerâmica. “Buscamos inspiração na natureza. Os estudantes coletaram folhas reais, reproduziram suas formas em placas de argila, esmaltaram e deram vida a uma copa vibrante, cujas cores remetem a diversidade e as cores dos 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, revelou a professora de cerâmica, Vera Tramujas. 

Há 15 anos o Bairro da Juventude é signatário do Movimento ODS Santa Catarina. A inauguração foi realizada dentro da programação da Semana ODS na Prática, uma ação ligada ao Movimento ODS Santa Catarina.

“Cada parte foi construída pelas mãos dos nossos jovens, mostrando que a sustentabilidade começa na educação, na criatividade e no cuidado com o que já existe. reforçamos nosso papel como espaço de formação integral, onde o passado é preservado, o presente é vivido com responsabilidade e o futuro é construído coletivamente, folha por folha, tijolo por tijolo, sonho por sonho”, finalizou a analista de sustentabilidade da instituição, Lisbete De Laria.