
Depois de um evento com muita inovação e criatividade, nesta terça-feira, dia 23, o Bairro da Juventude premiou as três equipes vencedoras da segunda edição do Innovation One, que teve como temática ‘Como tornar o ambiente escolar mais sustentável’. Os 130 jovens inscritos passaram por muitas atividades e um pitch de três minutos para cada equipe, onde uma banca qualificada julgou os trabalhos e consagrou três grupos campeões do evento.
Em primeiro lugar ficou o grupo ‘Cabeça Demasiada Pensante’, com um projeto que prevê a criação de um software para diminuição do uso do papel e a elaboração de documentos apenas de forma online, como a chamada escolar, ou ainda a digitalização de documentos. A sobra de resíduos de papel seria encaminhada para o sistema nacional de logística reversa. Em segundo lugar, a equipe ‘Sustainable Rain’ apresentou a possibilidade de criar uma máquina que colete a água da chuva, filtre e trate, transformando em água potável. Já em terceiro lugar a equipe ‘Rocket’ apresentou a possibilidade de coletar água da chuva apenas para limpeza das unidades escolares, utilização nos banheiros, regar plantas e outras atividades.
O evento teve o apoio da Junior Achievement de Santa Catarina, que é uma associação educativa que visa despertar o espírito empreendedor em jovens, da multinacional Dell Technologies, além da LIDE Santa Catarina, que é um Grupo de Líderes Empresariais. Os trabalhos foram realizados no espaço do Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (CLIC) do Bairro da Juventude.
“Foi um dia inteiro de muita imersão, os jovens foram instigados a buscar soluções e assim despertando o empreendedorismo”, lembrou a gestora de inovação e criatividade da entidade, Gislene Francisconi de Costa.
Como forma de retribuir as soluções criativas apresentadas, a parceira LIDE premiou os jovens com uma quantia em dinheiro, sendo R$ 900 reais para o primeiro lugar e R$ 300 para o segundo e terceiro lugar.
“A nossa ideia é sempre estar próximo dos jovens para despertar a educação financeira, o empreendedorismo e proporcionar uma oportunidade melhor. A premiação é um valor simbólico para inspirar, fazer com que eles percebam o resultado, pois na vida de empreendedores é assim, eles vão trabalhar, ter mérito, talento e resultado do que desenvolverem, a ideia é estimular esse olhar no jovem. Eu sempre digo que o Brasil seria muito melhor se tivesse um Bairro da Juventude nas principais cidades do país. É um projeto incrível, tem transparência, tem participação, é inspirador”, disse o presidente da LIDE de Santa Catarina, Denton Batista.
Confira as equipes vencedoras:
1º lugar - Cabeça Demasiada Pensante
Erick Gomes de Andrade
Gabriel Souza Pereira
Inacio Alves
Joao Paulo Leriano Cardoso
Marcos Willian Frutuoso dos Santos
Pedro Henrique Gama Marinho
2º lugar - Sustainable Rain
Julia Cristina Justo Deus
Ana Beatriz Lemos Fernandes
Yasmin Bragança de Jesus
Geovana Jesus de Menezes
Rute Vargas Leopoldino
Ayla Letícia Carvalho de Assunção
3º lugar - Rocket
Ana Paula Nunes dos Passos
Suellen Guatimuzim de Souza
Emily Galdino Lemos
Jhord Marcos Alexandre de Oliveira
David Lopes Rodrigues
João Vitor de Souza Cruz